Luanda – Quinze a 20 por cento da população masculina em Angola pode desenvolver anualmente o cancro da próstata, depois dos 45 anos de idade, alertou, esta terça-feira, em Luanda, o coordenador da comissão científica da Clínica Girassol, Sérgio Neto.
De acordo com o responsável, que falava em conferência de imprensa de lançamento do 4º Congresso da Clínica Girassol, a incidência do cancro da próstata no país continua a ser elevada e tem vitimado indivíduos de mais de 50 anos de idade.
Sérgio Neto informou que o aumento deve-se ao facto de a doença ser silenciosa, bem como as restrições culturais e falta de consultas regulares.
Avançou que a clínica tem recebido anualmente cerca de 700 pacientes com a patologia, sendo que na sua maioria já se encontram num estágio avançado da enfermidade.
Por esta razão, exortou os cidadãos, com mais de 40 anos, a realizarem regularmente exame para o despiste do cancro da próstata.
Em relação ao congresso, adiantou que vai proporcionar um ambiente único para profissionais de saúde, estudantes e empresários compartilharem conhecimentos e discutirem as melhores práticas e inovações que moldarão o futuro da saúde em Angola.
Sob o lema "Que futuro queremos? Inovação e Sustentabilidade", o congresso vai decorrer de cinco a seis de Setembro e vai contar com a participação de cerca de mil profissionais de saúde, dos quais 75 oradores convidados.AMC/MCN