Cabinda – Cerca de 100 médicos cubanos, dos mais de mil que trabalham a nível do território nacional, estão colocados em áreas de cirurgia e formação de quadros nacionais no Hospital Geral de Cabinda “Ervanário Luís Gomes Sambo”.
A informação foi prestada domingo, em Cabinda, pelo secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, à margem de uma visita de algumas horas que o ministro da Saúde da República de Cuba, José Angel Miranda, efectuou a esta província.
Considerou de profícua a cooperação entre Angola e Cuba no sector da saúde, para quem para além da formação de quadros e cirurgias complexas, os especialistas cubanos têm contribuído também na gestão administrativa e de recursos humanos.
Informou que em breve será assinado um memorando entre os dois países no domínio de Neonatologia.
Por seu turno, o embaixador da República de Cuba em Angola, Óscar Leo Gonzales, reafirmou o compromisso do seu país em continuar a formar os quadros nacionais nos sectores da saúde, educação, construção civil e agricultura.
Expressou a sua satisfação pelo trabalho que os quadros nacionais e cubanos colocados em diversas unidades sanitárias de referência de Cabinda prestam à população local.
Desde a sua inauguração em Abril de 2022, o Hospital Geral de Cabinda “Ervanário Luís Gomes Sambo”, já efectuou mais de 3.800 cirurgias complexas, envolvendo quadros nacionais e expatriados. ING/JFC/JL