Luena – Mil e 430 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) deram entrada, em 2023, no Centro Regional Leste de Reabilitação Física, sediada na cidade do Luena, província do Moxico, informou, esta segunda-feira, o director da unidade hospitalar, Nilton Amaral Baio.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que dos 23 mil 669 pacientes das províncias Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte e Bié que deram entrada à unidade neste período, mil e 430 apresentaram sequelas de AVC, mais 88 em comparação com 2022, afectando adolescentes, jovens e pessoas com idade avançada.
Além de AVC, 638 pacientes apresentaram problemas de afecções musculares, enquanto 641 foram diagnosticados com paralisia facial, das quais 10 crianças com idades entre cinco a sete anos, conforme o responsável.
Ainda na área das Fisioterapias, 927 pacientes apresentaram problema de limitação articular, e 609 pessoas com pé boto recebem tratamento.
Já na área da Ortoprotesia, conforme o responsável, registou redução significativa da fabricação de próteses, baixando de 61 em 2022, para 36.
Disse que a escassez de matéria-prima para a fabricação deste material (próteses) tem criado várias dificuldades ao centro, tendo em conta o elevado número de pacientes que solicitam o material.
Reinaugurado, em Abril de 2019, o Centro Regional Leste de Reabilitação Física dispõe dos serviços de ortoprotesia, fisioterapia, bem como psicoterapia.
Fundado em 1997, pela Organização Não Governamental (ONG), Fundação dos Veteranos de Guerra do Vietname (VVAF), o centro passou para o Ministério da Saúde (MINSA) em 2005. TC/YD