Benguela - Quatro mil e cinquenta e cinco crianças sub-nutridas, dos zero aos cinco anos de idade, foram assistidas de Janeiro a Dezembro de 2024, pelo Centro de Nutrição de Benguela, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.
Segundo a enfermeira-chefe da referida instituição, Alice José, durante o período em análise foram internadas 3.923 crianças com má-nutrição, das quais 2.999 tiveram alta e 139 foram a óbito.
"Muitas dessas crianças aparecem aqui com desnutrição aguda sem edemas e outras com desnutrição aguda com edemas", disse.
A responsável, que não avançou dados comparativos, afirmou que este ano está a ser bem melhor em relação ao ano anterior, tanto em termos de óbitos, como de internamentos.
Alice José destacou que o centro trata as complicações da desnutrição e, tão logo houver melhorias, transferem os petizes aos posto mais próximo de sua residência.
De acordo com a responsável, as crianças que chegam ao centro são alimentadas com o leite terapêutico e a distribuição de fármacos depende da cormobilidade que apresentam.
Apontou como maiores preocupações, o espaço onde trabalham e recursos humanos (técnicos e cozinheiras).
O Centro funciona com aqui 11 técnicos de saúde e necessita de mais 11 para fazer face à demanda.
A unidade sanitária conta com 35 camas e, em determinados momentos, pode atingir cerca de 600 a 700 crianças por mês.
Aconselhou as mães a não permanecerem com as crianças doentes em casa."Tão logo os menores tenham febre, diarreia ou outro sinal, devem procurar imediatamente os serviços de saúde", concluiu. CRB