Huambo – Seiscentas e 17 cadeiras de rodas foram entregues, esta segunda-feira, ao Centro de Medicina Física e de Reabilitação "Princesa Diana" do Huambo, numa acção solidária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias.
A acção solidária visa melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência física, sobretudo, as vítimas de minas e de acidente de aviação.
Foi seguida da entrega de 100 bengalas, igual número de muletas e 50 andarilhos para auxiliar a locomoção de crianças e adultos.
Paralelamente, 24 funcionários do centro, entre técnicos e clínicos, iniciaram uma formação de quatro dias sobre a prescrição, montagem, manutenção, instrução e avaliação de cadeiras de rodas, promovida pela instituição religiosa, no quadro da boa gestão que se pretende dos meios doados.
O representante da área Humanitária em África da Igreja de Jesus dos Santos dos últimos Dias, John Dow, disse que a acção solidária visa, entre outros, ajudar a reabilitação das pessoas com dificuldades físicas na província do Huambo.
Adiantou que a formação dirigida aos 24 profissionais do Centro de Medicina Física e de Reabilitação "Princesa Diana" está a ser ministrada por quatro fisioterapeutas voluntários da igreja.
John Dow informou que a doação dessa denominação religiosa resulta da contribuição dos fiéis, que estão solidários com o número de pessoas que vivem com dificuldades físicas e que necessitam de cadeiras de rodas e de reabilitação.
Por isso, manifestou o compromisso desta igreja, de origem norte-americana, de continuar a trabalhar com o Governo angolano nas acções humanitárias, que visam apoiar pessoas carentes, sobretudo, as com necessidades de reabilitação física.
Por sua vez, o director do centro, Sabino Adão, disse que a doação e a formação dos técnicos da unidade sanitária representam um gesto nobre, que vai contribuir para a melhoria dos doentes e, ao mesmo tempo, no bom cuidado e utilização dos equipamentos.
Frisou que cada cadeira de roda básica está a custar mais de 200 mil Kwanzas nos mercados do país e que a maioria dos necessitados não possui a possibilidade financeira para tal.
Sublinhou que a iniciativa vai, também, facilitar, em breve, a abertura de uma oficina de cadeira de rodas no centro, enquanto área de carência, que vai contribuir na melhor reparação, duração e manutenção dos equipamentos.
Localizado no bairro Bomba Alta, periferia da cidade do Huambo, o centro, com uma capacidade para 30 camas e uma média mensal de atendimento acima de sete mil cidadãos, possui 177 trabalhadores, distribuídos nas especialidades Análises Clínicas, Cardiopneumologia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Ortoprotesia, Pediatria e Psicologia Clínica.
O Centro de Medicina Física e Reabilitação “Princesa Diana” do Huambo foi fundado em 1979, na altura com o nome de Centro Ortopédico da Bomba Alta (COBA), tendo sido inaugurado, a 27 de Setembro de 2019, pelo príncipe Hanry Charles Albert David.
Há 38 anos em Angola, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, possui províncias do Huambo (dois), Huíla (um), Luanda (sete) e Malanje (um). ZZN/JSV/ALH