Ondjiva - Novecentos e 48 casos positivos de VIH/Sida foram registados em 2022, na província do Cunene, menos 372 em relação ao igual período anterior.
Em 2022, registaram-se 49 óbitos, contra 114 do ano transacto, informou esta terça-feira, à ANGOP, o chefe de Departamento da Saúde Pública no Cunene, Félix Satyohamba.
"A redução dos casos e dos óbitos, deve-se às acções de consciencialização da população sobre a importância das medidas de preservação e tratamento da doença", afirmou.
Lembrou que no período em referência, 544 bebés, de mães seropositivas, nasceram livres do vírus do HIV/Sida.
Félix Satyohamba fez saber que as unidades sanitárias da província, dispõe de anti-retrovirais suficientes, para distribuir de forma gratuita aos doentes que vivem com o VIH/Sida.
Cunene conta com 158 unidades sanitárias, sendo um Hospital Geral de Ondjiva, um da Missão Católica do Chiulo, seis hospitais municipais, 107 postos de saúde e 43 centros de saúde.
Cunene tem uma taxa de incidência e de prevalência do HIV/SIDA fixada em 6,1 por cento de novas transmissões, considerada a maior taxa de seroprevalência do país. PEM/LHE/VIC