Luena – Trinta e seis pacientes das províncias do Moxico, Lunda-Sul e Lunda - Norte iniciaram, esta terça-feira, no Luena, a beneficiar da II edição de cirurgia maxilo-facial que decorre no Hospital Geral do Moxico.
A campanha de cirurgia massiva, que beneficia crianças com deformidades do lábio e fenda palatina das três províncias citadas da Região Leste do País, é uma iniciativa das autoridades sanitárias da província do Moxico, decorrendo sob-lema “Natal solidário”.
Conforme o coordenador da campanha, o médico Vitorino Jamba, disse que a iniciativa é um compromisso social para a transformação de vida, permitindo aos pacientes a correção desta deformidade que carregam há muitos anos.
Acrescentou que a campanha será assegurada por uma equipa médica composta por cinco cirurgiões maxilo-faciais, além de anestesistas, enfermeiros, entre outros.
“Vamos trabalhar para devolvermos o sorriso e alegria de pessoas que enfrentam esta deformidade”, disse.
Já o vice-governador do Moxico para a área social, política e económica, Víctor da Silva, reiterou que a iniciativa visa devolver o espírito de integridade destes pacientes à sociedade, principalmente aqueles que têm dificuldades de acesso aos serviços de saúde.
O dirigente apelou, na ocasião, aos profissionais de saúde para a contínua dedicação e sentimento de amor ao próximo, para o êxito do programa.
De acordo com dados do Ministério da Saúde (MINSA), cerca de dois mil 300 pacientes com malformação congénita (lábio e fenda do palato) já foram operados durante o corrente ano. TC/YD