Luanda — Cento e 84 cirurgias diversas foram realizadas, terça-feira, em várias unidades sanitárias do país, no âmbito da campanha massiva de cirurgias promovida pelo Ministério da Saúde.
A campanha massiva, que teve início terça-feira e termina dia 7 de Março, decorre nas principais unidades sanitárias do país para reduzir o número de pacientes em listas de espera.
As cirurgias realizadas foram de cataratas, fístula obstétricas, colostomias e Ileostomias, hidrocefalias, urologia e do lábio leporino.
A campanha decorre nos hospitais Américo Boavida, Materno Infantil Dr.Azancot de Menezes, Josina Machel, Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, Pediátrico David Bernardino, Instituto Oftalmológico Nacional de Angola, Hospital Geral de Luanda e Dr. Walter Strangway na província do Bié.
No geral, prevê abranger mais de dois mil pacientes, em um mês, que se encontram nas listas de espera para serem operados nas províncias de Luanda e Bié.
Serão operados pacientes com hérnias, fístulas obstétricas, miomas ulcerinas, lábio leporino e fenda do palato, hidrocefalia e encerramento colostomia.
Para o efeito, foram seleccionadas oito unidades sanitárias de nível terciário, que durante um mês estarão disponíveis para realizar diariamente cirurgias das referidas patologias.
Estão envolvidos nessa campanha massiva cerca de 200 médicos.
O MINSA apela a todas as pessoas que sofrem com estas patologias a dirigir-se aos hospitais.