Matala – Dezanove pessoas, entre os cinco aos 55 anos de idade, foram operadas, de 11 a 16 deste mês, no Hospital Geral da Matala, no âmbito da campanha de cirurgias de maxilo-facial “Facilita a Minha Vida”, promovida pelo hospital “Josina Machel”, em parceria com o Ministério de Saúde.
De acordo com o coordenador da equipa médica que trabalhou na campanha, Paulo Cambinda, os pacientes operados são dos municípios da Matala, Quipungo, Jamba e Lubango, sendo que no total 31 com problemas de deformações na face e nos maxilares beneficiaram de consultas gratuitas de especialidade.
Por sua vez, o director do Hospital Geral da Matala, Domingos Francisco, afirmou que a presença de sete médicos do “Josina Machel” serviu, também, para trocar experiências em vários aspectos de humanização de serviços de saúde, não obstante a existências de pacientes que ainda precisam de intervenção cirúrgicas.
Já o administrador da Matala, Manuel Machado Quilende, agradeceu o empenho dos médicos que “devolveram” sorrisos e auto-estima às famílias, pelo que acredita que o mesmo trabalho feito na Matala será desenvolvido nas outras províncias do País.
O município da Matala, a 180 quilómetros da capital huilana, é segundo mais povoado da província da Huíla, a seguir ao Lubango, com uma população estimada em mais de 350 mil habitantes. MS