Ondjiva - Cinco mil e 893 animais de estimação foram imunizados contra a raiva, no período de 7 a 15 de Novembro último, na província do Cunene, informou hoje (quinta-feira), na cidade de Ondjiva, o chefe do Departamento do Instituto local de Veterinária, Cláudio Simão.
Trata-se de cinco mil e 479 cães, 399 gatos e 15 macacos que foram vacinados durante a campanha nacional, denominada “uma só saúde, saúde humana, animal e ambiental”.
Cláudio Simão disse que foram disponibilizadas 93 mil e 10 doses de vacinas anti-rabica e envolvidos 36 brigadistas, seis supervisores municipais e um provincial, distribuídos em 18 equipas.
Segundo o responsável, por áreas administrativas, o município de Ombadja imunizou dois mil e 481 animais, Cuanhama mil e 29, Cuvelai 710, Cahama 652, Namacunde 649 e o Curoca 397.
A campanha tinha como objectivo imunizar 83 mil e 793 animais na província do Cunene, meta não atingida devido ao período de execução, fraca mobilização e sensibilização e falta de logística de apoio aos brigadistas.
A acção enquadrou-se no projecto regional de melhoria do sistema de doenças em Angola (REDIZ-4), assim como do Plano Nacional de Contingência a Emergência contra Raiva.
A raiva é uma doença infecciosa, aguda e mortal transmitida através de mordedura de cães, gatos e macacos contaminados pelo vírus. FI/LHE/OHA