Mbanza Kongo – Seiscentas e 59 crianças dos nove meses aos 14 anos de idade foram imunizadas contra o sarampo na aldeia de Mbanza Mazina, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
A campanha, que decorreu de 17 a 19 do mês em curso, surge em função do aparecimento de 17 casos de sarampo com três mortes, notificados pelas autoridades sanitárias no município de Mbanza Kongo, em Dezembro de 2024.
Em declarações hoje à imprensa, o director municipal da Saúde, Manuel Nkanza, explicou que para além de Mbanza Mazina, a campanha de bloqueio de sarampo abrangeu, também, outras 10 aldeias existentes ao longo da estrada de acesso à comuna de Madimba.
A fonte informou que, neste momento, a situação já está controlada e as autoridades sanitárias e tradicionais prosseguem com as acções de sensibilização da população sobre os cuidados a ter com a doença.
Em relação à morte de três crianças por sarampo ocorrida naquela localidade, o responsável disse que a mesma foi provocada por negligência de alguns pais e encarregados de educação, que preferem antes levar os seus filhos em casas de curandeiros em detrimento das unidades sanitárias.
“As três crianças que morreram de sarampo, a culpa era das famílias que entenderam levar as mesmas nas igrejas e nos curandeiros para serem tratados. Só levaram as mesmas ao hospital depois de se agravar o quadro clínico”, referiu.
Situada a cinco km da cidade de Mbanza Kongo, a aldeia de Mbanza Mazina tem uma população estimada em mais de dois mil habitantes. JL