Lubango - Pelo menos 500 pacientes serão atendidos a nível dos hospitais municipais da Matala e do Evangélico de Caluquembe durante campanha de consultas e cirurgias gratuitas da especialidade maxilo-facial na Huíla, de 11 a 16 do mês em curso.
A campanha lançada dia 15 de Julho do ano em curso pelo Hospital “Josina Machel” em parceria com o Ministério da Saúde, tem a duração de três meses.
Já foi realizada nas províncias de Luanda, Cunene e Moxico, com mais de 700 pessoas operadas, estando no momento no Huambo e depois segue a Huíla, Benguela e Uíge, nesta primeira fase.
Sob o lema “Facilita à Minha Vida”, a campanha de consultas e cirurgias gratuitas maxilo-facial visa dar a oportunidade aos pacientes de corrigir problemas causados por doenças, traumas, lesões, má formação óssea, entre outros.
Ao falar do assunto, o director do gabinete provincial da Saúde, Paulo Luvangamo, afirmou que estava programada a realização dessas cirurgias só no município da Matala, mas atendendo ao facto de existir um outro bloco operatório novo, no Hospital da Evangélico de Caluquembe, incluiu-se a unidade na campanha.
“A Huíla preparou-se para atender até 500 cirurgias do género. Não temos pacientes em bancos de espera, em função de termos o serviço no hospital central Dr. António Agostinho Neto, logo os casos identificados na região leste e norte são os que nunca tiveram a possibilidade de se deslocar até ao Lubango”, manifestou
Referiu estar pronta uma equipa de 14 médicos profissionais envolvidos na campanha, entre médicos cirurgiões, maqueiros, catalogadores, anestesistas e pessoal de apoio hospitalar.
Paulo Luvangamo salientou que os interessados em beneficiar da cirurgia devem deslocar-se aos hospitais municipais para fazerem a triagem e posteriormente encaminhados aos hospitais da Matala e ao Evangélico de Caluquembe, onde vão decorrer as cirurgias.
A cirurgia maxilo-facial é um dos avanços que a odontologia trouxe para o paciente odontológico ao longo dos anos, pois trata-se de um procedimento que permite restabelecer a condição estética do paciente.
Além disso, em alguns casos, a estrutura funcional dos dentes também é restaurada. Isso porque permite tratar os danos causados por acidentes, algumas lesões causadas por doenças e até mesmo a má formação óssea. Esse reparo pode trazer de volta a auto-estima do paciente. EM/MS