Lubango - Pelo menos 93 pacientes estão inscritos para beneficiar de cirurgias gratuitas ao lábio leporino e à fenda palatina a decorrer de nove a 14 de Dezembro, no hospital central do Lubango, “Dr. António Agostinho Neto”.
A campanha é promovida pela ONG queniana Bela Risu em parceria com as similares Criança Feliz e a Bolsa Solidária da Huíla.
Ao falar do assunto hoje, terça-feira, nesta cidade, o porta-voz da campanha, João Miranda, ressaltou ser a primeira campanha do ano para dar maior possibilidade de adesão de mais pacientes, pois nos anos anteriores era realizada duas vezes/ano, com números aquém das expectativas.
Declarou estarem todas as condições de logísticas preparadas, desde os medicamentos, alimentação, higienização e até o alojamento, garantindo para o sucesso da campanha, que prevê operar até 20 pacientes/dia.
Afirmou que vão beneficiar da cirurgia todas as pessoas com lábio leporino e fenda palatina, mas a partir de crianças com seis meses de vida em diante, com o peso mínimo de cinco quilogramas.
“Não temos um número de vagas em específico. Estamos a trabalhar com o número de doentes que aparecem, que normalmente não tem excedido os 150. Vamos atender nesta campanha de 16 a 20 pacientes/dia”, reforçou.
Entre os constrangimentos apontou a falta de comunicação com os encarregados, pois têm se deparado com alguma “inoperacionalidade” dos contactos que os tutores das crianças deixam durante as inscrições para o processo cirúrgico, assim como a falta de comparência dos mesmos no dia da cirurgia.
Para contrapor a situação, João Miranda, disse estarem na presente edição a apostar numa maior divulgação nos meios de comunicação, tanto os digitais como os tradicionais para maior adesão de pacientes com as referidas patologias.
Destacou terem 20 profissionais entre médicos de várias especialidades, enfermeiros e pessoal administrativo.
A campanha anterior, que envolveu, igualmente, 20 profissionais decorreu de 12 a 19 de Novembro de 2023, e operou ao lábio leporino e à fenda palatina, 78 pessoas de diversos pontos do país, entre crianças e adultos, número aquém das previsões que apontavam para 150 pacientes.
O lábio leporino (ou fissura labial) e palato fendido (fenda palatina) são más formações congénitas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião e possuem diversos graus de intensidade, estão ligadas a factores genéticos e infecções durante a gravidez.
O lábio leporino e a fenda palatina frequentemente ocorrem ao mesmo tempo. Eles são os defeitos congénitos mais comuns do crânio e da face, afectando aproximadamente um em cada mil bebés.
Em ambos os casos, podem afectar a fala, alimentação e dentição da criança, além de acarretar distúrbios respiratórios. EM/MS