Camacupa - A Direcção Municipal da Saúde de Camacupa, a 82 quilómetris a Leste da cidade do Cuito, província do Bié, reforçou as medidas de prevenção contra a cólera, com acções de sensibilização e palestras nas comunidades e locais de maior concentração populacional.
A ANGOP constatou hoje que os quadros da saúde local estão a promover as acções nos mercados, igrejas, escolas e nas comunas da Muinha e do Cuanza, passando a mensagem sobre os cuidados redobrados que os habitantes devem ter em conta, face ao surto que o país regista desta doença.
A directora da saúde deste município, Anabela Lundia Salumbo, informou que a realização destas palestras resulta do facto do país registar já casos desta doença nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo-Bengo.
Para o efeito, segundo ela, as autoridades sanitárias locais e não só elaboraram um plano de contingência, que está em curso para permitir o combate da cólera.
Anabela Lundia Salumbo adiantou que, neste momento, as equipas sensibilizaram já os vendedores e compradores dos mercados de Sachimuma, São Domingos e Lomba, bem como escolas e igrejas, visando a conscientização da população sobre as medidas preventivas da doença.
Por isso, apelou aos líderes comunitários a transmitirem as formas de prevenção, incentivando a população a ter maiores cuidados, bem como a procurarem cuidados médicos em caso de possuírem os sinais e sintomas desta patologia. JEC/PLB