Cacuaco - Um Centro de Referência de Saúde Materno-infantil do Maiombe, no município de Cacuaco, com capacidade para 40 cama, vai começar a funcionar em Maio próximo, garantiu hoje, o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel.
Este centro, avaliado em mais de dois mil milhões de kwanzas, vai ter entre outros compartimentos um bloco operatório, área de obstetrícia, salas de parto e serviços de apoio, segundo o projecto.
O responsável afirmou, em declarações à Imprensa, como certo a entrada em funcionamento daquela unidade sanitária, no final de uma visita de constatação a obras sociais em construção no município.
“A construção do centro está inserida no Programa Especial para a Província de Luanda e a mesma regista um nível de execução bastante satisfatório”, reforçou.
De recordar que no Município de Cacuaco, na província de Luanda, estão a ser construídas novas unidades hospitalares estando em fase de conclusão o hospital do Maiombe com capacidade de internamento de 150 camas, e um Centro Materno-infantil ajudando assim a desafogar a pressão, que existia nos principais hospitais da localidade.
No périplo por Cacuaco, Márcio Daniel avaliou igualmente a construção de sete quilómetros de estrada que liga a localidade da Kilunda, na comuna da Funda, aos bairros do Cuta à Terra Branca.
A empreitada está a cargo da construtora Casais e segundo o director de produção desta empresa, Jorge Pinto, o troço vai facilitar o desenvolvimento da comunidade que tem na pesca e na agricultura os principais meios de subsistência.