Luanda - Um Hospital materno-infantil de referência será inaugurado, este ano, no município do Cacuaco, em Luanda, ao abrigo do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O hospital está a ser construído numa área de cinco mil e 100 metros quadrados no distrito de Cacuaco (sede), nas proximidades da administração municipal.
A ANGOP constatou, no local, que a empreitada encontra-se em fase final, devendo estar concluída nas próximas duas semanas.
As obras, com duração de 12 meses, são da responsabilidade de uma empresa angolana, com 70 trabalhadores nacionais e um estrangeiro e estão orçadas em 500 milhões de Kwanzas.
O hospital vai contar com uma recepção, banco de urgência, internamento e maternidade, com 20 camas, serviços de apoio administrativos e técnicos, farmácia e morgue.
A instituição sanitária, que deverá ter um atendimento diário de mais de 500 pacientes, vai contar também com as áreas de pediatria, clínica geral, laboratório de análises clínicas, entre outros serviços.
O secţor de saúde, no município de Cacuaco, conta com 16 unidades sanitárias, entre centros e postos de saúde, e um hospital municipal.
O município conta actualmente com 17 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em execução, na sua maioria nos sectores da saúde e educação.
Fazem parte do município de Cacuaco, a comuna da Funda, distritos do Sequele, Kicolo, Mulenvos de cima e Cacuaco (sede) com mais de um milhão e 200 mil habitantes que se dedicam maioritariamente às actividades comerciais, piscatórias e agrícolas.