Cabinda – O Hospital Geral de Cabinda (HGC) será transformado, brevemente, em Centro Nacional e Internacional de formação de quadros, com várias áreas de especialização.
A informação foi prestada esta quinta-feira pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no final de uma visita de trabalho a Cabinda, tendo considerado que o HGC tem valências para albergar 2"um pólo nacional de formação de quadros especializados".
A governante anunciou que o Ministério da Saúde (MINSA) está a trabalhar num "plano ambicioso" de formação especializada dos profissionais do sector, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e de regime geral.
Sublinhou que Cabinda tem um hospital de referência nacional, apetrechado com muitas valências e com profissionais competentes para passar conhecimentos a outros técnicos.
Novos médicos
Anunciou, igualmente, a chegada a Cabinda, em breve, de cerca de 175 médicos, para uma rotação de transmissão de conhecimento no âmbito da formação socializada.
Sílvia Lutucuta pretende que até ao final deste quinquénio o MINSA disponha de mais de três mil médicos especialistas e de igual número de enfermeiros e técnicos de diagnóstico.
Durante um encontro que manteve com membros do corpo clínico da unidade, a ministra foi informada sobre a produtividade e a diminuição significativa dos casos críticos de evacuações de pacientes para a capital do país.