Cabinda - A governadora da província de Cabinda, Mara Quiosa, destacou sábado, nesta cidade, a importância das jornadas científicas no intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento das capacidades profissionais e na inovação de cuidados de assistência médica e medicamentosa.
Mara Quiosa fez este pronunciamento durante a cerimónia de encerramento das primeiras jornadas científicas para médicos que foram seminariados em diferentes áreas da saúde, no Pólo de Formação de Cabinda, adstrito ao Hospital Geral - Ervanário Luís Gomes Sambo.
Para a governadora, o desenvolvimento profissional contínuo é essencial para enfrentar os novos desafios de sector, sobretudo no contexto das novas tecnologias que requer recursos devidamente preparados.
Reiterou o compromisso do governo provincial em apoiar iniciativas, que promovam a formação e a capacitação dos profissionais de saúde, uma vez que investir na formação e no desenvolvimento dos médicos é apostar na saúde e no bem-estar das populações.
Mara Quiosa encorajou todos médicos a primar por serviços humanizados, tratando os pacientes com respeito, patriotismo e sentido profissional.
As primeiras jornadas científicas dos médicos residentes do Pólo de Formação de Cabinda, tiveram a participações de 309 profissionais de saúde e 33 prelectores.
Decorridos de 25 a 28 de Junho, sob lema “ Primando na investigação de qualidade para melhor actuação na assistência da população”, entre vários temas, os participantes abordaram, políticas interventivas no âmbito sanitário, casos de emergência, factores de riscos e os determinantes sociais com maior incidência para o aparecimento de doenças, políticas interventivas no âmbito sanitário, entre outros. ING/JFC/VIC