Cabinda – Dois centros para o tratamento e internamento de eventuais casos de cólera foram criados, há dias, pelas autoridades sanitárias da província de Cabinda.
Trata-se de centros montados nos espaços adjacentes às unidades sanitárias do Chiweca e Zongolo, informou esta quarta-feira, à imprensa, o secretário provincial da Saúde em Cabinda, Rúben de Fátima Buco.
Fez saber que, presentemente, as autoridades sanitárias locais intensificaram as acções de sensibilização da população sobre as medidas de combate e prevenção da cólera, que passam pela higienização constante das mãos e a lavagem de frutas e legumes antes de consumi-los.
Garantiu existirem na região condições logísticas e humanas para se fazer face a eventuais casos deste surto que assola algumas províncias do país.
Rúben Buco disse terem sido reforçadas ao nível das fronteiras com os dois países vizinhos (RDC e Congo), equipas de vigilância epidemiológica para o rastreio de pessoas que entram e saem de um lado para outro.
A propósito, disse que foi criada uma comissão multidisciplinar integrada por efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional e técnicos da Saúde Pública, que está a desdobrar-se nos principais postos fronteiriços sensibilizando e rastreando os cidadãos. ING/JL