Cabinda – Um centro de saúde com capacidade para internar 30 pacientes entrou em funcionamento este sábado, na aldeia do Simindele, província de Cabinda, no âmbito da aproximação dos serviços sanitários a população.
A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, inaugurou a infra-estrutura, orçada em mais de duzentos milhões de kwanzas, e que conta com serviços de banco de urgência, medicina geral, ginecologia, puericultura e planeamento familiar.
Contempla ainda áreas para RX, maternidade, laboratório, consultórios, enfermaria, triagem de utentes, atendimento as doenças como HIV/Sida, tuberculose, entre outras.
A governadora reiterou a necessidade do reforço da humanização dos serviços de saúde, no sentido de melhorar, cada vez mais, à assistência médica e medicamentosa.
Mara Quiosa pediu o contributo dos habitantes na preservação da infra-estrutura, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Na ocasião, o padre Agrepino Brito, da paróquia de Simindele, enalteceu a construção da unidade sanitária, por ser um bem importante para a comunidade local.
A unidade sanitária vai funcionar com 17 profissionais de saúde, sendo três médicos, oito técnicos de enfermagem, dois administrativos, técnicos de farmácia e três de laboratório. JFC/OHA