Caála - As autoridades sanitárias do município da Caála, província do Huambo, implementaram, quarta-feira, um conjunto de medidas de prevenção da cólera, com a intensificação de palestras e campanhas de sensibilização nos locais de maior concentração populacional.
A informação foi prestada à ANGOP, pela directora local da Saúde, Laurinda de Assunção Ntima, que falava após a divulgaçção dos membros da comissão multesectorial de combate à colera, encabeçada pela administradora adjunta para o sector Político, Social e das Comunidades do municipio da Caála, Filismina Ussombo.
A responsável disse estarem engajados no esclarecimento da população sobre os sitomas e as medidas de prevenção da doença, numa altura em que a província do Huambo tem o registo de um caso, importado de Luanda.
Informou que estão a realizar palestra sobre as formas de contágio, prevenção e consequência da cólera nos mercados informais, escolas, igrejas, paragens de táxis, entre outros locais, embora a municipalidade não tenham notificado qualquer caso.
Laurinda Ntima aconselhou a população para aplicar as medidas preventivas, pautando pela higienização das mãos após o uso das casas de banho, a consumirem apenas água tratada, a lavarem as frutas e legumes com água purificada, limpeza dentro e fora das residências, entre outras.
Munícipes valorizam medidas
Alguns munícipes valorizaram o engajamento das autoridades do município da Caála na mobilização das comunidades contra esta doença infecciosa.
Emanuel Cativa, morador do bairro Muamgunbala, periferia da cidade da Caála, disse que, apesar da intensificação das campanhas de sensibilização contra a doença, é importante trabalhar na melhoria do saneamento básico em todas as localidades.
Serafina Chilala, residente no bairro CRC, arredores da urbe, defendeu a gestão sustentável dos resíduos sólidos, tanto na zona rural, como na urbana, para cortar a cadeia de produção de moscas e baratas, também causadoras da doença.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal, oral directa ou pela ingestão de água e alimentos contaminados.
O município da Caála, localizado nos corredores Oeste da província do Huambo, conta com uma população estimada em 258 mil 752 habitantes, na sua maioria, em idade produtiva. MLV/ALH