Cuito - Dois mil e 48 novos casos de VIH/Sida foram diagnosticados em todas as unidades sanitárias da província do Bié, desde Janeiro a presente data, menos 647 em relação ao período anterior, fruto do reforço das acções de prevenção contra a doença.
A informação foi prestada hoje, na cidade do Cuito, pelo chefe de departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias do Bié, Isaías Cambissa, durante uma marcha realizada nesta cidade, alusiva ao 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Sida..
Durante este período morreram 51 pessoas desta doença, mais uma que no ano passado.
No total foram testados 84 mil 859 cidadãos, contra 98 mil 934 em 2023.
Isaías Cambissa, que não pormenorizou os casos registados em cada município, sublinhou apenas que o Cuito, Andulo, Camacupa, Chinguar e Cuemba são os que mais se destacam.
Por sua vez, o ponto focal da Rede Angolana das Organizações da Sociedade Civil no Combate ao VIH/Sida, Malária e Tuberculose (ANASO) no Bié, Veloso Mateus, reiterou a realização de campanhas, palestras, distribuição de preservativos e panfletos junto das comunidades, com vista a permitir a redução de casos em 2025.
Já a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico desta província, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, assegurou haver medicamentos suficientes nas unidades hospitalares locais para acudir os cidadãos infectados com esta doença, bem como reiterou o apoio do Governo para com as vítimas.
Alcida de Jesus Camatele Sandumbo apelou, por este motivo, à necessidade de se evitar a descriminação das pessoas portadores, assim como a redobrarem as medidas de prevenção no interior desta jurisdição, de maneiras a tornar o Bié uma referência no combate ao VIH/Sida no país.
Participaram na marcha distintas individualidades e membros da sociedade civil. JEC/PLB