Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba entregou hoje, quarta-feira, material de higiene, lixívia, sabão, botas, luvas e máscaras ao Centro médico dos Paranhos, no município do Dande, zona com maior registo de casos de cólera na província.
A governante visitou o bairro Paranhos, periferia da cidade de Caxito, zona com maior registo de cólera, e constatou as condições de atendimento, prevenção e tratamento nas unidades sanitárias, das Mabubas, Hospital provincial do Bengo e no hospital municipal do Dande
Assegurou que o governo está a trabalhar na implementação das medidas de contenção para evitar a propagação da cólera e anunciou a realização de uma campanha de limpeza no próximo sábado em toda a provincia com vista melhorar o saneamento básico.
Pediu mais acções de mobilização das comunidades sobre as medidas de prevenção da doença, reiterando a necessidade de desinfectar ou ferver a água para beber, reforçar a higiene pessoal e melhorar o saneamento básico.
Aconselhou a população em caso de suspeita de cólera, a ministrar soro caseiro e a encaminhar o doente para a unidade sanitária mais próxima.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, Domingos Raul Goulão disse que a província registou 24 casos suspeitos de cólera, com três óbitos.
Fez saber que foram criados centros de tratamento da cólera nos municípios do Dande, Úcua e Panguila MD/CJ/PA