Caxito - A direcção provincial da saúde do Bengo criou Centros de tratamento da cólera no hospital materno-infantil das Mabubas (Dande), bem como nos municípios do Panguila e do Úcua.
A criação dos centros consta do Plano Nacional de Resposta ao Controlo da Cólera, apresentado terça-feira, no Bengo, durante uma reunião da equipa multissectorial, presidida pelo vice-governador para o Sector Político Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro.
Nos últimos dias, as autoridades sanitárias angolanas detectaram um surto de cólera, com epicentro nos bairros Paraíso e Belo Monte, na província de Luanda, que propagou-se para as províncias do Bengo e Icolo e Bengo.
De acordo com o Director do Gabinete Provincial da Saúde, Domingos Goulão, Bengo tem 21 casos notificados, dos quais três confirmados, e dois óbitos, com o epicentro no bairro dos Paranhos, no município do Dande.
A cólera é uma doença transmitida por água não tratada, alimentos contaminados, manipulação de alimentos com mãos sujas, entre outras formas. O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos e cãibras musculares.
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão e manter a higiene pessoal de toda a família, tratar a água para beber, com cinco gotas de lixívia em cada litro de água e esperar 30 minutos antes de beber, ou ferver a água de consumo durante 20 minutos, lavar bem as frutas e os legumes com água fervida ou tratada com lixívia antes de comer, cozinhar bem os alimentos e guardá-los bem tapados, não defecar ao ar livre, usar sempre latrina ou casa de banho, são algumas das medidas que devem ser observadas pela população.
Fazem parte da Comissão Multissetorial de Resposta ao Controlo da Cólera no Bengo, os directores dos gabinetes e delegações provinciais da saúde, de infra-estruturas e serviços técnicos, da educação, da cultura e turismo juventude e desportos, da acção social, família e igualdade do género, do ambiente, gestão de resíduos e serviços comunitários, da agricultura, pecuária e pescas, das finanças, o comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e o representante do CICA. PA