Lubango – A Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) destituiu, na terça-feira, no Lubango, a presidente do Conselho Provincial da Huíla, Luzia Celina Muhongo, por violação às normas.
Ao proceder a leitura da destituição, o bastonário da ORDENFA, Eduardo Elambo Caiangula, afirmou que a visada “não reúne mais condições para continuar na direcção, pois sobre ela pesam acusações de maus-tratos aos filiados, desvio de dinheiro de contribuições, expulsões arbitrárias e apropriação de bens patrimoniais".
Nessa conformidade, segundo o bastonário, para evitar um vazio, a Ordem criou uma comissão de gestão chefiada pelo enfermeiro, Fuaculongo Pedro, que por 90 dias vai organizar um novo pleito eleitoral.
Afirmou que a presidente destituída não deverá praticar qualquer acto em nome da Ordem dos Enfermeiros, alertando que a omissão de algum bem institucional, no processo de entrega de pastas, é passível de um processo disciplinar, cível ou penal.
Segundo disse, Celina Muhongo, usou os poderes que lhe cabe para forçar um terceiro mandato, mas acabou impedida pelos membros.
Sob ele, segundo o bastonário, pesa, igualmente, o acto de impedir a candidatura de outros dois enfermeiros no pleito de Março último, que não chegou a acontecer, devido a uma providência cautelar interposta pelos visados. JT/MS