Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Autoridades tradicionais solicitam construção de latrinas

     Saúde              
  • Lunda Sul • Sexta, 31 Janeiro de 2025 | 20h10
1 / 2
Sobas e Sobetas da Comuna do Alto Chicapa, Lunda Sul
Sobas e Sobetas da Comuna do Alto Chicapa, Lunda Sul
Quintas Benjamim-ANGOP

Saurimo - As autoridades tradicionais das localidades do Sapopo e Caicanga, em Saurimo (Lunda-Sul), solicitaram hoje, sexta-feira, à Sociedade Mineira de Catoca, a construção de latrinas comunitárias, para evita várias doenças, com maior realce a cólera.

Em declarações à ANGOP, à margem da palestra enquadrada no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Ambiente, assinalado hoje, numa iniciativa da mineradora Catoca, que tem como objetivo informar a população sobre os cuidados a ter com saneamento básico, para evitar a cólera.

Na ocasião, o soba da localidade do Sapopo, Luis Sapopo, frisou que o bairro tem fontanário que fornece água potável, mas debate-se com a falta de latrinas, o que obriga os munícipes a defecarem ao ar livre.

Apesar disso, prometeu reforçar as medidas de prevenção, para que a cólera não chegue à sua comunidade, com destaque ao saneamento básico, ferver água e lavar bem os legumes antes de cozinhar.

Por sua vez, o soba da localidade do Caicanga, João Muambango, corroborou com o antecessor, na construção de latrinas, porque maior parte da população realiza as necessidades ao ar livre.

"Com as chuvas que caem todos dias, há maior probabilidade de  se contrair doenças, com incidência a cólera", enfarizou.

Agradeceu o gesto de Catoca em alertar a população sobre as medidas de prevenção da cólera, uma vez que muitos não tinham o domínio do problema sanitário que o país vive.

Por seu turno, o responsável do sector de saúde e higiene no trabalho, da Sociedade Mineira de Catoca, Sílvio Liz, apelou à população e às autoridades tradicionais, a intensificarem a informação sobre os cuidados a ter com a cólera.

Considera ser fundamental que as famílias consumam água potável, mantenham as aldeias limpas e descartem  o lixo distante das casas e não defecar ao ar livre, de modo a evitar que a cólera chegue à comunidade.

Orientou igualmente à população sempre que fazer o uso da latrina a lavar as mãos com água e sabão, assim como antes de comer qualquer alimento, sobretudo os não confeccionados.

Alertou a comunidade para no caso de ter alguém afectado com diarréia, febre e vômitos, beber bastante água e recorrer a unidade sanitária mais próxima para o atendimento profissionalizado.

Desde o início da doença a 07 de Janeiro, em Angola, foram já registados um total 1.372 casos, nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Bengo, Malanje, Zaire e Cuanza Norte, causando 54 óbitos. MG/JW/SEC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola apresenta oportunidades de negócio na Suíça

 Sábado, 01 Março de 2025 | 09h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+