Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Administração de Namacunde pede mais envolvimento na sensibilização contra cólera

     Saúde              
  • Cunene • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 19h47
Sensibilização contra à cólera, no Chipindo
Sensibilização contra à cólera, no Chipindo
Morais Silva - ANGOP

Namacunde – A Administração Municipal de Namacunde (Cunene) solicitou, nesta quarta-feira, às autoridades tradicionais a estarem mais envolvidas na sensibilização das medidas preventivas contra a cólera junto das comunidades.

A solicitação foi expressa pela administradora de Namacunde, Cristiana Nameomuno, durante um encontro com os sobas e séculos, reafirmando o compromisso em esclarecer a população sobre os cuidados a terem para se prevenirem da doença.

Salienta ser necessário que as autoridades do poder tradicional, a nível das suas circunscrições, informem às famílias a tratarem água com lixívia ou a ferver antes de consumirem, lavarem as mãos antes de comer e a tratar o lixo.

“A cólera é uma doença perigosa e para não nos contaminar precisamos passar essas informações no sentido das famílias estarem por dentro dos cuidados e medidas a aplicar, nas aldeias, vilas e bairros”, afirmou.

Pediu ainda ao Gabinete Municipal da Saúde ao reforço das acções de vigilância contra a cólera, visto que Namacunde faz fronteira com a vizinha Namíbia e o posto de Santa Clara é um dos mais movimentados por cidadãos nacionais e estrangeiros.

Por outro, solicitou a participação da população nas comemorações dos 64 anos do início da Luta de Libertação Nacional, como forma de passar o testemunho histórico e o significado do 4 de Fevereiro de 1961 às novas gerações.

Na província do Cunene, ainda sem qualquer caso suspeito, estão reforçadas as medidas de vigilância contra a cólera nas comunidades urbanas e rurais, com a instalação da equipa técnica multisectorial de resposta a eventuais casos da doença.

Dados actualizados do Ministério da Saúde, indicam que desde que foi declarado o surto da cólera a 7 de Janeiro, já foram notificados 1.216 casos da doença e 48 óbitos, sendo 33 mortes em Luanda, nove no Bengo e seis no Icolo e Bengo. PEM/LHE/SEC

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Yannick Quesnel assume comando do Sagrada Esperança

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 12h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+