Ondjiva - Cento e 25 casos de diabetes foram diagnosticados, de Janeiro a Outubro do corrente ano, em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene, contra os 239 de igual período de 2023.
O facto foi avançado esta segunda-feira à ANGOP, pelo responsável da área de estatística do Gabinete da Saúde no Cunene, Isaac Jongolo, realçando que dos casos registados seis resultaram em óbitos, menos nove em relação ao período homólogo.
Precisou que dos casos diagnosticados, 86 foram no município do Cuanhama, com dois óbitos, 34 em Ombadja com três óbitos e Cahama com cinco casos e um óbito, respectivamente.
Esclareceu que a diabete é uma doença crónica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – harmónio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
Fez saber ainda que a sua falta provoca deficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes.
A doença caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, tendo como principais sintomas o excesso de apetite, sede constante, vontade de urinar de forma frequente, perda de peso, fraqueza, entre outros.
Existem quatro tipos de diabetes, sendo a do Tipo II a mais comum, estando associado ao estilo de vida, maus hábitos alimentares (consumo excessivo de carbohidratos, gordura e doces), históricos familiares, sedentarismo e obesidade. FI/LHE/SEC