Malanje- As autoridades sanitárias da província de Malanje, estão em alerta e preparadas para acudir eventuais casos de varíola de macaco, doença que afecta actualmente a vizinha República do Congo Democrático (RDC), segundo informou hoje, sexta-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Ribeiro José.
De acordo com o responsável, para o efeito, estão destacadas equipas de vigilância epidemiológica nos municípios de Massango e Marimba, fronteiriços com as Repúblicas do Congo Democrático e da Zâmbia.
Realçou que apesar de não haver registos de varíola de macaco em Angola, urge ter em atenção as medidas de prevenção, daí a criação das equipas de vigilância epidemiológica.
Disse que todas as condições materiais e recursos humanos necessários para fazer face a situação estão acauteladas, tendo apelado aos cidadãos para acorrem às unidades sanitárias em caso de sintomas da doença, com destaque para bolhas no corpo.
Entretanto, aconselhou igualmente medidas preventivas como a lavagem regular das mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar o consumo de carne de macaco e de roedores, bem como contactos com roupas ou utensílios utilizados por pessoas infectadas.
A varíola do macaco é uma doença viral com um elevado grau de contágio, com um período de incubação de cinco a 25 dias, cujos sinais são a febre, dores de cabeça, aparecimento de ínguas e adenomegalhas nas regiões inguinais, comichão, lesões na pele, entre outros.
Para além da higienização das mãos, uma das formas de prevenção da doença é o uso de máscaras faciais. NC/PBC