Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Autoridades sanitárias no Cuimba descartam caso de Varíola dos Macacos

     Saúde              
  • Zaire • Segunda, 16 Setembro de 2024 | 13h53
Vista da vila do Cuimba na província do Zaire
Vista da vila do Cuimba na província do Zaire
David Augusto - ANGOP

Mbanza Kongo – As autoridades sanitárias no município do Cuimba, província do Zaire, descartaram esta segunda-feira, a existência de um caso positivo de Varíola dos Macacos naquela circunscrição fronteiriça com a República Democrática do Congo.

Há dias, viralizou nas redes sociais um vídeo que dava conta do registo de um caso desta doença na região, detectado, alegadamente, em um cidadão de 46 anos de idade, na comuna fronteiriça de Luvaka, a 30 km da sede municipal do Cuimba.

Segundo o director municipal da Saúde no Cuimba, Miranda Neto, o resultado das amostras enviado ao laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) testou negativo.

Disse tratar-se de um caso de varicela que está em acompanhamento no Hospital Municipal do Cuimba.

Fez saber que as autoridades sanitárias no Cuimba reforçaram, nos últimos dias, as medidas de vigilância epidemiológicas nos postos fronteiriços de Minga e Malele.

Palestras e medidas de biossegurança como a lavagem constante das mãos com água e sabão, assim como o uso de máscaras em zonas fronteiriças com a RDC, estão a ser levadas a cabo pelas autoridades locais.

O município do Cuimba, a par de Mbanza Kongo, Soyo e Nóqui, faz fronteira com a RDC. A circunscrição dista a 62 km da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. DA/JL

 

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Fundo de Pensões da Noruega descarta empresa israelita

 Quarta, 04 Dezembro de 2024 | 10h32

SIC apreende mais de 100 pedras de diamantes

 Quarta, 04 Dezembro de 2024 | 10h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+