Ndalatando - As autoridades sanitárias da província do Cuanza Norte pediram hoje, sexta-feira, em Ndalatando, à população para intensificar as medidas de prevenção e combate à cólera, em resposta aos casos suspeitos do surto em Luanda.
As autoridades, que intensificaram as acções de sensibilização nas comunidades, recomendaram também o reforço das medidas preventivas como a higienização e o relato às autoridades de qualquer caso de diarreia.
O apelo foi feito, hoje (sexta-feira), à imprensa, pelo responsável de Saúde Pública no Cazengo, município sede da província, Moisés Cusseve, no termo de um encontro inter-sectorial dos órgãos que intervêm na área da saúde.
Ferver a água para beber e tratar a que for utilizada para lavar legumes e frutas antes do consumo são outras das medidas recomendadas e que constam do plano de contingência para a prevenção e controlo da doença.
Esclareceu que o plano de contingência para a cólera define as principais medidas a implementar para prevenir e responder a um surto.
No âmbito destas medidas, foram accionadas as unidades sanitárias, comissões de moradores e outros serviços, que já estão em alerta para atender qualquer eventual caso de cólera e de diarreia que possa surgir nas comunidades.
No entanto, assegurou que na província não há registo de casos de cólera.
A província de Luanda registou 58 casos suspeitos de cólera, até a segunda semana epidemiológica de 2025, no município de Cacuaco, indica o boletim informativo do Ministério da Saúde, a que a ANGOP teve acesso quinta-feira.
Do total de casos registados, 36 são do sexo masculino e 22 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e 65 anos.
Revela que 18 pacientes estão internados no Hospital Municipal do Cacuaco, sendo 10 na Pediatria e oito na Medicina, seis no Hospital Provincial do Quifangondo e um na Maternidade Lucrécia Paim.
Informa ainda que foi confirmado laboratorialmente um caso de Cólera no dia sete de Janeiro do ano em curso, pelo que o Ministério da Saúde declarou o surto, activou o Plano Nacional de Resposta Contra a Cólera, assim como actualizado a Comissão Técnica e mobilizou meios médicos e medicamentosos. DS/IMA/SEC