Huambo – As autoridades sanitárias do município do Huambo iniciam, este mês, a intensificar as campanhas de consultas médicas gratuitas nas comunidades rurais, para a prevenção e combate à malária e outras doenças frequentes nesta época chuvosa.
A informação foi confirmada, esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director local da Saúde, Miguel Balaca, ao salientar que estas feiras servirão para a divulgação dos cuidados primários, com foco no reforço preventivo epidemiológico.
Disse que as campanhas de saúde serão intensificadas durante esta estação chuvosa, com o propósito de evitar a proliferação da malária e de outras doenças neglienciadas , principalmente, nas comunidades mais afastadas dos centros urbanos.
Referiu tratar-se de abordagens e despsites da varíola dos macacos, mal-nutrição, tuberculose, doenças respiratórias e diarreicas aguas, consultas pré-natais e a distribuição de mosquiteiros impregnados com insecticida às gestantes e crianças.
O município do Huambo tem uma população estimada em 999 mil 605 habitantes, distribuídos em 433 bairros, que perfezem as três comunas, desindamente a Calima, Chipipa e Sede. LT/ALH