Mbanza Kongo – Uma campanha de bloqueio de um surto de sarampo que assola a aldeia de Mbanza Mazina, município de Mbanza Kongo, foi lançada esta sexta-feira pelas autoridades sanitárias da província do Zaire.
Ao todo, serão imunizadas contra o sarampo, 736 crianças dos nove meses aos 14 anos de idade desta localidade que dista a cinco km da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
A referida campanha que vai decorrer de 17 a 19 do mês em curso, surge em função do registo de 17 casos de sarampo notificados em Dezembro do ano transacto pelas autoridades sanitárias locais.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, à ANGOP, pelo director municipal da Saúde de Mbanza Kongo, Manuel Nkanza, tendo sublinhado que a empreitada visa combater os casos esporádicos desse surto que assola a localidade.
Disse ter sido mobilizados 14 técnicos de saúde entre vacinadores, mobilizadores e registadores, tendo, na ocasião, apelado aos pais e encarregados de educação a levarem os seus filhos ao único posto fixo de vacinação montado na aldeia.
Acrescentou que, numa primeira fase, foram disponibilizadas mil e 500 doses de vacinas contra o sarampo, que poderão ser reforçadas nos próximos dias na eventualidade do alastramento do surto para outras aldeias do município de Mbanza Kongo.
A aldeia de Mbanza Mazina tem uma população estimada em cerca de dois mil habitantes. DMN/JL