Mbanza Kongo – As autoridades sanitárias na província do Zaire desmentiram, quarta-feira, as informações postas a circular nas redes sociais sobre o registo de um caso de cólera no município do Tomboco.
O director do gabinete provincial da Saúde, João Bernardo, em declarações hoje à imprensa, disse tratar-se de um paciente que deu entrada na terça-feira no Hospital Municipal do Tomboco com complicações no aparelho digestivo.
A fonte informou que as amostras enviadas em laboratórios de referência descartaram a existência da doença neste município que dista a cerca de 150 km da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
O director pediu a população para manter-se calma e, ao mesmo tempo, exortou para o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção contra a cólera.
João Bernardo disse ter sido instalado na aldeia do Loge Pequeno, município do Nzeto, um centro de tratamento de eventuais casos deste surto devido à fronteira que a província do Zaire partilha com a região do Bengo.
Equipas de vigilância epidemiológica foram destacadas no posto de controlo do rio Loge, zona limítrofe entre o Zaire e Bengo.
A cólera é uma doença altamente contagiosa e letal, que se manifesta através de diarreia aquosa, vómitos e fraqueza. JL