Malanje- A chefe de Departamento Provincial de Saúde Pública de Malanje, Rosa Brandão, apelou hoje, quarta-feira, nesta cidade, as comunidades urbanas e rurais, para a contínua observância das medidas de prevenção da cólera.
O apelo surge em função do registo hoje, do terceiro caso da doença, o que dá indícios de uma provável propagação na província, caso se negligencie a prevenção, apesar de ser reduzido o número de ocorrências.
Em declarações à ANGOP, a responsável precisou que o terceiro caso envolve uma senhora de 55 anos de idade, diagnosticado no Hospital Geral de Malanje, proveniente também do bairro Canâmbua, onde se registou o segundo.
Fez saber que a paciente não tem nenhum vínculo epidemiológico, nem viagem recente pelas províncias com elevados números de caso, nomeadamente Luanda, Icolo e Bengo e Bengo, pelo que, já foi transferida para o Centro de Tratamento de Cólera no bairro Cahala.
Acrescentou que há um engajamento das equipas técnicas na desinfestação da sua residência e rastreio dos possíveis contactos próximos.
Rosa Brandão explicou que apesar do novo caso, a situação está controlada, mas urge o cumprimento rigoroso dos métodos profiláticos, como a lavagem regular das mãos com água e sábão e dos alimentos crús, higienização dos quartos de banhos, sem descurar a desinfestação da água antes de se beber.
Precisou que os dois primeiros casos registados no último fim-de-semana têm recuperação satisfatória, com previsão de receberem alta nas próximas 24 horas.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral ou pela ingestão de água ou alimentos não tratados, que se manifesta com vómitos e diarreia moderados ou graves, podendo causar morte do paciente em pouco tempo. NC/PBC