Caxito – Seiscentos e quarenta e nove casos de VIH/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Dezembro deste ano na província do Bengo, revelou o director do Gabinete Provincial de Saúde do Bengo, Domingos Goulão.
De acordo com o responsável, que falava no acto comemorativo ao Dia Mundial da Luta Contra a SIDA (1 de Dezembro), os casos diagnosticados resultaram de um total de 22 mil 962 testes realizados.
Disse que 70 porcento dos 349 seropositivos se encontram no município do Dande, frisando que o sector de saúde contínua a promover acções de aconselhamento para que as pessoas atingidas com a doença e recusam o tratamento por vários motivos, procurem os serviços de assistência e tratamento.
Por sua vez, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Bengo, Edson da Cruz, disse que a efeméride deve servir de reflexão e chamar atenção da sociedade sobre a doença.
O governante disse que a província tem um registo provisório de 44 crianças seropositivas, 541 adultos e 64 mulheres gestantes a viver com a doença, para além dos 649 novos casos registados em 2024.
Reconheceu o papel das organizações não governamentais (ONGs), na realização de várias acções de consciencialização, da prevenção e tratamento do VIH/Sida e pediu às famílias e a sociedade a evitar o estigma e discriminação das pessoas afectadas pela doença.
Garantiu que o governo através do Gabinete Provincial da Saúde, tem gizado programas e acções para mitigar e evitar a propagação de casos da doença, através da realização de palestras, o acesso de antirretrovirais e outras acções de aconselhamento e tratamento.
Para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, o Gabinete Provincial da Saúde do Bengo promoveu uma marcha de solidariedade às vítimas do da doença e para consciencializar a população e que contou com a participação de mais de duzentas pessoas de vários estratos da sociedade na província do Bengo, sob o lema “Siga o Caminho dos Direitos Humanos”.
Para além da marcha da solidariedade, as autoridades sanitárias do Bengo promoveram igualmente uma feira preventiva onde foram distribuídos mosquiteiros, preservativos e campanha de vacinação contra o tétano, febre amarela, sarampo e poliomielite. MD/CJ/PA