Saurimo – Dezasseis crianças faleceram, de Maio a presente data, vítimas de sarampo, dos seiscentos e 18 casos registados.
A informação foi prestada à ANGOP, quinta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas de Almeida, sublinhando que neste momento as autoridades locais trabalham na criação de estratégias para contrapor o surto do sarampo nos quatro municípios da província.
Informou que o surto da doença teve início na comuna do Chiluange, no município do Muconda, alastrando-se para outras localidades.
Sem avançar números, o responsável fez saber que neste momento tem apenas registo de alguns casos de sarampo registados no município de Saurimo, destes, quatro estão internados numa das unidades sanitárias da urbe.
Fez saber que o Gabinete Provincial da Saúde vai realizar uma campanha de bloqueio do sarampo em alguns bairros da cidade de Saurimo, nos primeiros dias do mês de Janeiro, do ano de 2024.
Apelou aos pais e encarregados de educação no sentido de levarem as crianças a vacinação de rotina nas diferentes unidades sanitárias da província.
O sarampo é uma doença com uma taxa de transmissibilidade muito elevada. É contagiosa, causada pelo vírus do “measles morbillivirus”, os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre.QB/JW/ART