Luanda – Sessenta e cinco casos suspeitos de cólera foram registados, nas últimas 24 horas, em quatro províncias de Angola, concretamente Luanda, Bengo, Icolo e Bengo e Huambo.
Foram diagnosticados 33 casos suspeitos de cólera na província de Luanda, 19 no Bengo, 12 no Icolo e Bengo e um no Huambo.
Nas últimas 24 horas foram registados 2 óbitos na provincia de Luanda, sendo 1 no municipio do Sambizanga e 1 no município dos Mulenvos.
A informação consta do boletim do Ministério da Saúde, que actualiza diariamente a situação da cólera em Angola, tendo registado dois óbitos na província de Luanda.
Assim, Angola regista 1.081 casos suspeitos de cólera, desde o início deste mês de Janeiro, em seis províncias de Angola, nomeadamente Luanda, Icolo e Bengo, Bengo, Malanje, Huambo e Huíla.
Os casos envolvem pacientes com idades compreendidas entre os 2 e 86 anos, sendo 554 do sexo feminino e 527 do sexo masculino.
O cumulativo resulta de 748 casos na província de Luanda, 201 no Icolo e Bengo, 124 no Bengo, 3 em Malanje, 3 no Huambo e 2 na Huíla.
A doença provocou, até ao momento, 45 óbitos nas províncias de Luanda, com 32 casos, do Bengo (8) e do Icolo e Bengo (5).
O grupo etário mais afectado é dos dois aos cinco anos de idade, com 183 casos e 6 óbitos, seguido da faixa dos 10 aos 14 anos, com 145 casos e 3 óbitos.
Actualmente estão internados 104 pacientes com cólera.
O Ministério da Saúde pede a colaboração de todos os cidadãos, no sentido de primarem pelas medidas de prevenção da doença, de modos a acabar com este surto.
Em caso de sintomas como diarreia líquida e vómitos, exorta os cidadãos a se dirigirem a unidade de saúde mais próxima. AB/OHA