Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Appy Saúde facilita acesso aos medicamentos 

     Saúde              
  • Luanda • Terça, 08 Dezembro de 2020 | 15h41
Amostra do Aplicativo que possibilita o acesso aos serviços de saúde criado pelo inventor Pedro Beirão
Amostra do Aplicativo que possibilita o acesso aos serviços de saúde criado pelo inventor Pedro Beirão
Cedida

Luanda - O aplicativo de saúde "Appy Saúde" permite um desconto até 15 por cento na compra de medicamentos em  farmácias parceiras, afirmou, neste terça-feira, o mentor do projecto, Pedro Beirão.

Vencedora do prémio  SME Virtual Digital World 2020, na categoria Health, da International Telecommunication Union (ITU), a Appy Saúde conta com 25 mil utilizadores activos.

Para além dos descontos, a plataforma digital permite marcar consultas e aderir aos serviços de seguros de saúde.

Com mais de 60 mil downloads, as pessoas podem encontrar e reservar  medicamentos, antes difíceis de encontrar, através do aplicativo instalado no seu telefone. 

O aplicativo permite, igualmente, escolher em que local ir e que preço pagar. 

Para permitir a interacção entre os usuários,  estão disponíveis trabalhadores com  informações e soluções inovadoras, para aceder aos serviços de saúde, melhorando a eficiência destes.

Em pouco tempo de criação, a Appy Saúde está a tentar algo único em Angola, que é fornecer informações e serviços úteis, gratuitamente, a todos no país. 

Além disso, esse modelo pode ser replicado em outros países vizinhos, que compartilham da mesma falta de informação no sector da saúde, possibilitando aos seus cidadãos tomar decisões informadas relacionadas com a sua saúde.

A Appy Saúde tem contribuído para alcançar alguns dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para 2030. 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável,  adoptada por todos os Estados membros das Nações Unidas em 2015, fornece um plano compartilhado de paz e prosperidade para as pessoas e os planetas, agora e no futuro. 

Como desafio, a meta  consiste em fazer a cobertura universal de saúde no país, incluindo a protecção contra riscos financeiros, acesso a serviços essenciais de saúde de qualidade e acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e acessíveis para todos.

Em relação ao prémio internacional conquistado,  disse, em declarações à ANGOP, ser um orgulho e reconhecimento do trabalho de uma equipa fantástica que tem estado a esforçar-se para melhorar o acesso aos serviços de saúde. 

O inovador afirma que a conquista para Angola é também o reconhecimento de um talento nacional e mostra ao mundo que os angolanos são capazes de fazer e de construir plataformas valorizadas a nível mundial. 

"Sentimo-nos honrados e privilegiados por receber um prémio tão importante, celebrando a inovação tecnológica no ecossistema das Pequenas e Médias Empresas (PMEs)" manifestou.

Apesar da conquista do Prémio, disse que vão continuar a trabalhar muito para melhorar o acesso aos serviços de saúde por meio de ferramentas e soluções de TIC.

Lançado recentemente  no Ruanda, o aplicativo correspondeu ao início dos estados de emergência, tendo desacelerado a operação do serviço e o crescimento do aplicativo naquele país.

Entretanto, tudo indica que o contexto irá melhorar e que poderemos nessa altura fortalecer as relações e parcerias já  iniciadas .

Por parte dos utilizadores o maior desafio em Angola é a confiança em soluções digitais.

 “A conectividade entre estabelecimentos de saúde, clientes e ferramentas é estabelecida em um ambiente seguro, e fazemos com que as pessoas se sintam à vontade para partilhar informações e armazenar os seus dados, com o cuidado de os manter privados”, reforçou. 

Avançou, no entanto, que ainda a necessidade de fortificar essa confiança. 

“O sector da saúde em Angola é dos mais regulados,  enquanto nos outros países o envio digital da receita médica é suficiente para realizar a entrega de alguns medicamentos, ainda bastante restrito no país”, frisou.

Disse ser vantajoso uma legislação que inclua o papel das tecnologias de informação nos processos de saúde.

“As farmácias e clínicas, que têm os produtos e a marcação de consultas pelo aplicativo Appy Saúde, usam uma interface da Appy Saúde para confirmar as solicitações dos clientes/pacientes”, indicou.

Conforme Pedro Beirão, os utilizadores têm a possibilidade de ver os preços dos produtos nas farmácias e o preço da consulta pelo aplicativo.

Pedro Beirão explicou, que ao se  fazer encomendas e reservas, pode se pagar através do Multicaixa Express ou por referência bancária.

A Appy Saúde é um aplicativo simplificado com informações de mais de 1.700 estabelecimentos de saúde, entre farmácias, hospitais, clínicas, com fotos, endereços, direcções, contactos, horários, serviços e seguros associados e ainda feedback dos visitantes e utilizadores e reserva de medicamentos.

Depois de ter conquistado o mercado nacional, a Appy Saúde tem agora enveredado pela sua internacionalização, tendo já pisado palcos como o Web Summit, Africa Move, Africa Tech Summit, entre outros.

Depois de ser considerado em 2019 como a melhor aplicação africana no concurso Apps Africa, a Appy Saúde acaba de ser considerada a melhor PME (pequenas e médias empresas) de saúde do Mundo pela União Internacional das Telecomunicações na categoria e-Saúde, num concurso denominado “ITU Digital World Awards 2020.

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+