Luanda – Angola participa, nos dias 23 e 24, em Montreux, Suiça, na 5ª cúpula ministerial global sobre segurança dos pacientes.
Em nota de imprensa chegada esta segunda-feira à ANGOP, a Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Genebra, adianta que o evento proporcionará uma excelente oportunidade para reavivar e reforçar o compromisso conjunto com a segurança global dos doentes.
Com o slogan “Menos danos, melhor cuidado - da resolução à implementação”, o evento, que não foi realizado em Fevereiro de 2020 devido a pandemia da Covid-19, servirá, igualmente, para reavivar o forte impulso criado pelas cimeiras anteriores, assim como reunir ministros e especialistas de todo o mundo, para identificar soluções concretas para o reforço da segurança dos pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os chamados "acontecimentos adversos" causados pela falta de segurança dos doentes estão entre as dez causas mais frequentes de morte e incapacidade a nível mundial.
A OMS considera também que uma proporção significativa dos incidentes adversos causados pela falta de segurança dos doentes é evitável.
A OMS acrescenta, por outro lado, que foram feitos progressos consideráveis, a nível mundial, para promover a segurança dos pacientes, nomeadamente com o sucesso de cimeiras ministeriais anteriores ou a adopção do "Plano de acção global sobre segurança dos pacientes, em 2021.
Com efeito, apesar da ampla sensibilização e das medidas amplamente conhecidas para reforçar a segurança dos pacientes, a implementação é frequentemente inadequada ou mesmo inexistente, por isso se reconhece que chegou o momento de começar a colmatar esta lacuna de implementação. QCB/SC