Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, representa o país no retiro do Conselho de Administração da Gavi, a decorrer desde quarta-feira até hoje, quinta-feira, na cidade de Évian-les-Bains, França.
A Gavi (Aliança Global para as Vacinas) é um organismo multilateral que se ocupa da gestão das vacinas ao redor do mundo, pelo que o evento servirá para definir os elementos-chave da sua nova estratégia 6.0 para o período de 2025/2030.
A nova estratégia basear-se-á no êxito da Aliança Gavi na imunização de mais de um bilião de crianças ao longo de mais de 20 anos. Em resposta às principais mudanças contextuais no mundo, a Gavi 6.0 oferece novas oportunidades e um impacto significativo.
O Presidente da República, João Lourenço, participou em Março de 2023, na Conferência Global sobre o Impacto da Vacinação, promovida pela GAVI, no Reino de Espanha.
Sobre a Gavi
A Gavi é uma parceria público-privada que ajuda a vacinar metade das crianças do mundo contra algumas das doenças mais mortíferas. A instituição é presidida desde o ano de 2020 pelo português Durão Barroso.
Desde a sua criação em 2000, a GAVI ajudou a imunizar mais de 760 milhões de crianças, evitando, assim, mais de 13 milhões de mortes, e reduzindo para metade a mortalidade infantil em 73 países em desenvolvimento.
A organização reúne governos tanto de países em desenvolvimento como de doadores como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF, o Banco Mundial, a indústria de vacinas, agências técnicas, sociedade civil, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros parceiros do sector privado. EVC/PA