Luena - Angola participa, em Genebra, na 75ª Assembleia Mundial da Saúde a decorrer de 22 a 28 de Maio, no Palácio das Nações, na Suíça.
A delegação é integrada pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária, Margarida Izata, directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, Joana Morais, e outros altos funcionários desse pelouro, além da Missão Permanente.
O evento, que junta anualmente os Estados membros, depois de apreciar os relatórios das 149ª e 150ª sessões do Comité Executivo, vai avaliar o desempenho da organização e projectar os planos para o futuro, e decorre sob lema “Saúde pela Paz e Paz pela saúde”.
Sob orientação do Director Geral, Tedros Ghebreyesus, a assembleia vai analisar o programa de orçamento 2022-2023, financiamento sustentável, emergências em Saúde Pública (preparação e resposta), fortalecimento da preparação e resposta da OMS às emergências, implementação do Regulamento Sanitário Internacional (2005).
Consta ainda a abordagem das estratégias globais do sector da saúde sobre HIV, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis, estratégia global para pesquisa e inovação em tuberculose, roteiro para doenças tropicais negligenciadas (2021-2030), agenda de imunização 2030, prevenir a exploração de abuso sexual e assedio sexual.
Será igualmente revista a questão da reforma da OMS (declarações escritas: directrizes para os Estados membros), pacto global de profissionais de saúde (2022-2030), estratégia global de recursos humanos para a saúde (força de trabalho 2030), nutrição materna, infantil e infantil, estratégia global para a segurança alimentar, estrutura de implementação da OMS para três bilhões, medicina tradicional, transplante de órgãos e tecidos humanos e a dimensão de saúde pública do problema mundial das drogas.
Na reunião que vai eleger um novo director geral desse mecanismo l, Angola fará as suas intervenções quer a nível dos encontros diários da região africana, como na plenária.
Essa a primeira sessão depois do início da pandemia de COVID-19 da qual Angola foi eleita membro do Bureau Geral da 75ª Assembleia ao lado de 16 outros no mundo.
A realização dessa Assembleia foi antecedida de uma marcha denominada “Walk the Talk” que mobilizou todos os convidados como actividade física de promoção de Saúde.