Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ADECOS no Cuando Cubango realizam inquérito sobre práticas de prevenção contra malária

     Saúde              
  • Cuando Cubango • Segunda, 10 Junho de 2024 | 16h48
ADECOS em actividade
ADECOS em actividade
Morais Silva-ANGOP

Dirico – Duzentos Agentes de Desenvolvimento Comunitários (ADECOS) está a  realizar, desde o mês de Maio do corrente ano, uma avaliação sobre os conhecimentos relacionados à prevenção, identificação e combate à malária nos  municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, província do Cuando Cubango.

O inquérito decorre em três fases.

A primeira, ligada à concepção dos instrumentos, termos e manuais, decorreu entre Abril e Maio. A seguida, de treinamento e recolha de dados, iniciou a 21 de Maio e termina a 25 de Junho.

Já a terceira fase será voltada para a análise e tratamento dos dados, bem como apresentação dos relatórios ao Ministério da Saúde e outros parceiros, que pode decorrer entre Julho e Dezembro do corrente ano.

Em declarações à ANGOP, o coordenador do programa da Igreja Anglicana na Luta Contra a Malária, João Baptista Nelo, disse que os educadores comunitários estão divididos em dois grupos, um que irá de casa em casa para passar o ensino e outro que cabe aos membros da coordenação, composto por líderes religiosos e tradicionais.

De acordo com o responsável, trata-se  de uma rede voluntária de agentes treinados para educar os outros membros da comunidade sobre métodos de prevenção, identificação e tratamento da doença, cujos trabalhos nestas regiões iniciaram em 2017, com uma abrangência actual de 10 mil famílias, todas ao longo da fronteira.

Fez saber que os agentes receberam treinamento e equipamentos necessários para fazerem o trabalho de educação aos outros membros da comunidade, cujo inquérito decorreu entre os dias  27 de Maio a  7 do corrente, com o objectivo de saber o nível de informação das comunidades para a adaptação e adequação dos melhores métodos.

Explicou que o projecto  enquadra-se no âmbito da Iniciativa Transfronteiriça de Luta Contra a Malária (TKMI),   financiado pela Isdell Flowers Cross, organização não-governamental que actua em parceria com os governos de Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique e executado pela igreja anglicana, com um orçamento anual avaliado em 150 mil dólares norte-americanos.

O projecto, segundo o gestor, não tem um prazo definido, pois é executado em função do impacto causado e as mudanças nas comunidades, porquanto quando forem alcançados os níveis de controlo da malária, poderá haver mudanças para outras localidades.

Indicou que a zona de trabalho é, essencialmente, ao longo da fronteira, por considerar que a eliminação da malária passa pela abordagem conjunta dos países circunvizinhos, já que o mosquito, que é o principal vector da doença, se movimenta de um lado ao outro.

" O foco é a prevenção da malária, a importância dos testes e, logo nos primeiros sintomas, dirigir-se às unidades sanitárias e onde não existem unidades sanitárias contactar os ADECOS, para buscar ajuda necessária", alertou.

Enalteceu, na ocasião, a cooperação existente nas comunidades, de maneiras que todos aprendam e deixem de procurar serviços em casas ocultas e curandeiros.  

Destaca que o “feedback” (comunicação) existente com as comunidades por onde passa tem sido muito positivo, através da elevada participação dos membros que aceitaram e abraçaram o projecto de forma voluntária, para que os membros destas comunidades saibam se prevenir da malária.

Avançou que, no quadro da iniciativa transfronteiriça voltada ao combate à malária, será realizado um encontro na província namibiana do Kavango Est, entre as autoridades sanitárias de Angola e Namíbia. MSM/FF/PLB





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+