Caála - A direcção da Acção Social no município da Caála, província do Huambo, implementou, este sábado, uma série de campanhas de mobilização das comunidades sobre os métodos de prevenção e rasteio do cancro da mama.
A iniciativa, a decorrer até ao final do mês, enquadrada nas jornadas Outubro Rosa.
Em declarações à ANGOP, a directora local da instituição, Marizete Manjenje, disse estarem a percorrer instituições públicas e privadas, igrejas, mercados informais e comunidades, em geral, para mobilização de mulheres sobre a importância do rasteiro do cancro da mama.
Referiu estarem a informar, com auxílio de especialistas, as formas de prevenção, risco e tratamento da doença que, infelizmente, tem motivado várias mortes, mas por ignorância das vítimas em muitos casos.
A responsável informou que, até ao memento, foram mobilizados os membros da Administração local, sendo que os próximos dias serão reservadas as igrejas, mercados informais e comunidades, em geral.
Por sua vez, a directora da Saúde no município da Caála, Laurinda Mtima, disse que, apesar da inexistência de uma área específica de cuidados de Oncologia nesta circunscrição, os vários casos suspeitos de cancro da mama têm sido encaminhados para o Hospital Geral do Huambo.
A Jornada Outubro Rosa decorre, anualmente, neste período, com o objectivo de alertar a sociedade sobre os perigos do cancro da mama, cujo rasteiro precoce é uma das principais formas de prevenção destas enfermidades que tem causado muitas vítimas mortais ao nível global. MLV/JSV/ALH