Menongue - Quarenta bolsas de sangue foram doadas hoje ao hospital geral do Cubango, por efectivos da Polícia Nacional, no âmbito das festividades do 49º aniversário da corporação, a assinalar-se no dia 28 do corrente mês.
Em declarações à imprensa, a responsável dos serviços de hemoterapia provincial no Cubango, Vitória Sachilombo, enalteceu o gesto solidário da polícia, por contribuir de forma significativa para a recuperação dos pacientes e suprir a carência da área da hemoterapia nas distintas unidades hospitalares da província, como maternidade, pediatria, sanatório entre outros.
Segundo a responsável, em média são realizadas diariamente ao nível da província 15 a 20 casos de transfusão de sangue, tendo afirmado que, neste momento, a reserva de sangue que o hospital tem é reduzida.
Sem avançou número, fez saber que a quantidade de dadores voluntários na província é bastante reduzida.
Aconselhou a população em geral a abraçar a causa, de modo a ajudar as unidades hospitalares, face ao défice que os mesmos enfrentam, bem como para a redução de mortes por falta de sangue.
Exortou, na ocasião, a corporação no sentido de continuar a prestar o devido apoio com acções do género, uma vez que doar sangue significa salvar vidas.
Já o chefe de departamento de serviços de saúde do comando provincial da PN no Cubango, sub-inspector Inácio Sambovo, disse que o acto de doar sangue é um gesto humanitário e patriótico.
Referiu que a actividade é de âmbito nacional, programada pela direcção de serviços de saúde da Polícia Nacional, com abrangência para os comandos provinciais, no âmbito da cooperação laboral.
Apelou a todos aqueles que estão em condições de doar sangue para o fazer, porque, assim, estarão a salvaguardar vidas.
Convidou também os efectivos de instituições públicas e privadas, associações juvenis e filantrópicas e cidadãos em geral no sentido de mobilizarem-se para doação de sangue nas unidades hospitalares locais. LMZ/FF/PLB