Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Igualdade do género
Angola fez progressos significativos na promoção da igualdade do género desde a última avaliação da Declaração de Beijing e da Plataforma de Acção, confirmou esta segunda-feira, em Genebra, Suíça, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
Ao intervir no painel de alto nível da 58.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH) da ONU, sob o lema "Trigésimo aniversário da Declaração de Beijing e da Plataforma de Acção", a diplomata reafirmou o alinhamento de Angola à posição comum africana em matéria de Direitos Humanos, que definiu as prioridades do continente para o próximo ciclo de implementação dos referidos documentos.
Crise na OEACP
Angola apelou, esta segunda-feira, para a honestidade intelectual e o dever do reconhecimento da actual crise da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
O apelo foi lançado pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Viera Lopes, durante a sessão extraordinária do Conselho de Ministros da OEACP, que decorreu em formato virtual.
Cooperação bilateral
A Suíça está disponível para continuar a apoiar o desenvolvimento de Angola, nomeadamente através de iniciativas conjuntas que promovam o crescimento sustentável, declarou, esta segunda-feira, o embaixador daquele país, Lukas Gasser.
O diplomata falava durante uma audiência que lhe foi concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que serviu para as duas entidades se debruçarem sobre questões relacionadas com o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e a Confederação Helvética.
Relações diplomáticas
A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, entrevistou-se, nesta segunda-feira, com os embaixadores da China, do Reino Unido, do Ghana e do Zimbabwe em Angola, com os quais abordou as relações políticas e diplomáticas de ambos os países.
Em declarações à imprensa, no final da audiência, o embaixador da China, Zhang Bin, disse que aproveitou a ocasião para felicitar Mara Quiosa pela sua eleição ao cargo, durante o VIII Congresso Extraordinário do MPLA, realizado no ano passado.
Supervisão bancária
A província de Benguela acolhe, de 26 a 28 de Fevereiro corrente, o encontro bianual do Subcomité de Supervisão Bancária e Estabilidade Financeira do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCBG).
Segundo uma nota do Banco Nacional de Angola (BNA), o encontro vai avaliar a implementação das acções estratégicas definidas para o quadriénio 2023-2026, com realce para a avaliação da estabilidade financeira a nível regional, tendo em vista a identificação de vulnerabilidades nos sistemas financeiros.
Petróleo
Angola produziu, durante o mês de Janeiro deste ano, 32 milhões, 673 mil e 375 barris de petróleo, uma média diária de um milhão 53 mil 980 barris.
A previsão da produção diária era de um milhão, 96 mil e 363 barris, de acordo com o relatório mensal da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANGP), sublinhando que contribuíram para a produção actual 16 blocos, incluindo o Bloco 17, o mais produtivo com 315 mil e 425 barris, seguido do bloco 15 (200 mil e 678 barris).
Sector imobiliário
O secretário de Estado do Urbanismo e Habitação, Manuel da Costa Canguezeze, reafirmou, esta segunda-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo em continuar a promover políticas para o sector imobiliário, com a elaboração de instrumentos de planeamento do território.
Falando na abertura do seminário denominado "Encontro da família imobiliária", o secretário de Estado ressaltou que tais políticas visam o desenvolvimento do ordenamento do território e crescimento urbano sustentável das cidades e comunidades do país.
Documentário
Um documentário ucraniano, intitulado The hardest hour (A hora mais difícil), foi exibido esta segunda-feira, em Luanda, para marcar o terceiro aniversário da invasão da Rússia à Ucrânia, iniciada em 24 de Fevereiro de 2022.
A obra cinematográfica, com duração de mais de uma hora, aborda inicialmente a tranquilidade que a população ucraniana vivia antes da invasão da Rússia, descrevendo em seguida os momentos do seu alargamento para outras cidades como Donetsk, Kharkiv, Kherson e outras, assim como a saída dos cidadãos para se refugiar nos países vizinhos.
Roubo de gado
Dois cidadãos nacionais, de 35 e 41 anos de idade, de um grupo de 12 que se dedica ao roubo de gado bovino, com recurso à arma de fogo, em diversos municípios da província da Huíla, foram detidos no sábado, no município da Chibia.
Os suspeitos implicados na prática dos crimes de roubo qualificado, fabrico, tráfico, detecção e alteração de munições e armas proibidas, bem como associação criminosa, foram detidos através da secção municipal de Investigação de Ilícitos Penais da Chibia. IZ