Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Mediação
O recrudescimento do conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda esteve esta terça-feira, em análise, em Luanda, no encontro entre o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o seu homólogo congolês, Félix Tshisekedi.
O Estadista angolano, mediador deste conflito que já leva mais de cinco anos, tem mantido regularmente contactos com os Presidentes da RDC, Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, com vista à busca de uma solução de estabilidade, segurança e paz naquela região.
Visita
O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Tavares Correia, inicia, quarta-feira, uma visita oficial de quatro dias a Angola, no quadro da cooperação parlamentar entre os dois países.
Austelino Correia chefiará uma delegação composta pelos líderes das bancadas parlamentares do MPD e do PAICV e um representante da UCID bem como um deputado do Grupo de Amizade Cabo Verde-Angola e o secretário-geral, Angelino Coelho.
Justiça
O julgamento dos cidadãos nacionais acusados do crime de "organização terrorista" começa, a 10 de Março próximo, no Tribunal da Comarca do Huambo, soube a ANGOP, esta terça-feira.
Trata-se dos cidadãos João Gabriel Deussino, Domingos Gabriel Muecalia, Crescenciano Kapamba, Arão Rufino Eduardo Kalala, Adelino Camulombo Bacia e Francisco Ngunga Nguli, arrolados no processo-crime n° 109/2025.
Imigração ilegal
Setecentos e 72 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram repatriados da província da Lunda-Norte, no último fim-de-semana, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
A informação foi prestada esta terça-feira, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que o repatriamento ocorreu através dos postos fronteiriços do Cuango, do Caungula, do Cuilo, do Cafunto, do Chitato, do Cambulo e de Canzar.
Parceria empresarial
A empresa JTA International Investments, do Qatar, associou-se à consultora angolana Pinto Capital para ser a sua representante oficial em Angola e alargar a carteira de negócios no país, com a exploração de diversas áreas novas.
Para o efeito, as duas empresas parceiras vão assinar um "acordo de representação local", para uma maior inserção da firma asiática em solo angolano e, em África, na sequência de uma missão empresarial que a multinacional efectua a Angola, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
Privatização
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) abriu, recentemente, o concurso público para a privatização de três fábricas e um centro logístico, unidades pertencentes à companhia China International Fund (CIF).
Trata-se das indústrias de Cimento (CIF Cement), de Cerveja (CIF Lowenda) e da fábrica de montagem de automóveis (CIF CSG Automóveis), assim como de um Centro de Logística (CIF Logística), activos localizados no perímetro da Zona Económica Especial (ZEE), na província do Icolo e Bengo.
Concurso
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) incentivou, esta terça-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, as empresas da região a concorrer ao Prémio Nacional da instituição.
O INAPEM lançou, em Dezembro de 2024, o Prémio Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), uma iniciativa para reconhecer o impacto dessas unidades no crescimento económico do país, com a destinção das empresas pela sua inovação, impacto económico e eficiência na gestão.
Girabola
O Petro de Luanda e o Desportivo da Huíla (C.D.H) protagonizam, às 16 horas desta quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, o jogo de cartaz da 16ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol (Girabola2024-25), a disputar-se no Estádio Tundavala.
A partida entre os “tricolores”, primeiros classificados, com 39 pontos, e os “militares do Sul” (9º/19 pts), marca o regresso da 2.ª volta, após mais de dois meses de paralisação, devido aos compromissos da Selecção Nacional.
Afrobasket`2025
O treinador da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, Pep Clarós, definiu, esta terça-feira, os 12 atletas para a disputa da terceirae última Janela de Qualificação ao “Afrobasket`2025” de 25 de Julho a 3 de Agosto, nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe e Huíla.
Na lista, divulgada pelo técnico espanhol, destaca-se a integração dos estreantes Marcelo João (1.º de Agosto) e Eduardo Simão (Petro de Luanda), ambos extremos-base, enquanto que os postes Sílvio de Sousa (Aris BC da Grécia) e Bruno Fernando (Real Madrid) são as ausências de realce.
Xadrez
O Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Bié começou esta terça-feira, na cidade do Cuito, a capacitar os formadores dos municípios do Andulo, da Nhârea, do Cunhinga e da capital da província, no âmbito do arranque do projecto "Xadrez nas Comunidades".
Durante cinco dias, os participantes vão abordar temas relacionados com a importância do xadrez, aberturas, meio jogo, finais de partidas, uso correcto e valor das peças, uso do cronómetro, objectivos do jogo, tácticas básicas, entre outros temas. IZ