Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Chegada
O Presidente da República, João Lourenço, chegou este sábado à capital angolana, Luanda, depois de uma visita de Estado de 48 horas a Omã, a convite do sultão Haitham Bin Tarik Al Said.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o estadista recebeu cumprimentos de boas vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, entre outras individualidades.
Vigilância epidemiológica
O Ministério da Agricultura e Florestas, em parceria com o Ministério da Saúde, apresentaram, esta sexta-feira, em Luanda, o Plano Estratégico do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Saúde Animal (PESNVESA), orçado em cerca de 232,5 milhões de dólares americanos.
A implementação desse plano, que visa fortalecer e proteger a saúde animal, humana e ambiental, conta com o apoio técnico e financeiro do Projecto de Melhorias dos Sistemas de Vigilância Regional (REDISSE IV Angola) e outros parceiros.
O Hospital do Prenda, localizado na cidade de Luanda, conta, a partir deste sábado, com um novo Banco de Urgência, com capacidade para 45 camas para melhorar o atendimento e tornar os serviços mais humanizados.
A infra-estrutura foi inaugurada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, para quem o hospital do Prenda é de nível terciário, uma referência nacional e, sobretudo, para o trauma, o que motivou a construção do referido bloco, com 45 leitos.
Energia
A central fotovoltaica da cidade do Cuito, capital da província do Bié, com capacidade de 14. 6 megawatts, deverá entrar em funcionamento, em 2025, visando reforçar o sistema eléctrico desta região e melhorar a distribuição da corrente às famílias.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, na cidade do Cuito, pela governadora do Bié, Celeste Adolfo, na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.
Saúde
Cinquenta e três centros de saúde da província do Moxico, passam, a partir de 2025, a unidades orçamentadas, com vista à dinamização dos serviços prestados à população.
Intervindo recentemente na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, realçou que a autonomia financeira vai assegurar aos utentes um serviço eficiente e de qualidade, bem como reduzir as dificuldades logísticas e administrativas das unidades sanitárias.
Revista científica
A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo, lançou, esta sexta-feira, a sua primeira revista científica, intitulada “Ulongo”, expressão em língua nacional Umbundu, que significa “Sabedoria, Inteligência e Conhecimento”.
A revista, com 300 páginas, possui 15 artigos científicos, escritos por igual número de autores nacionais e estrangeiros, veiculados às faculdades de Direito das universidades José Eduardo dos Santos, Agostinho Neto (Angola) e de Lisboa (Portugal) com matérias sobre Direito Estadual e Tradicional. IZ