Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Domingo, 22 Dezembro de 2024 | 00h48

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Chegada

O Presidente da República, João Lourenço, chegou este sábado à capital angolana, Luanda, depois de uma visita de Estado de 48 horas a Omã, a convite do sultão Haitham Bin Tarik Al Said.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o estadista recebeu cumprimentos de boas vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, entre outras individualidades.

Vigilância epidemiológica

O Ministério da Agricultura e Florestas, em parceria com o Ministério da Saúde, apresentaram, esta sexta-feira, em Luanda, o Plano Estratégico do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Saúde Animal (PESNVESA), orçado em cerca de 232,5 milhões de dólares americanos.

A implementação desse plano, que visa fortalecer e proteger a saúde animal, humana e ambiental, conta com o apoio técnico e financeiro do Projecto de Melhorias dos Sistemas de Vigilância Regional (REDISSE IV Angola) e outros parceiros.

O Hospital do Prenda, localizado na cidade de Luanda, conta, a partir deste sábado, com um novo Banco de Urgência, com capacidade para 45 camas para  melhorar o atendimento e tornar os serviços mais humanizados.

A infra-estrutura foi inaugurada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, para quem o hospital do Prenda é de nível terciário, uma referência nacional e, sobretudo, para o trauma, o que motivou a construção do referido bloco, com 45 leitos.

Energia

A central fotovoltaica da cidade do Cuito, capital da província do Bié, com capacidade de 14. 6 megawatts, deverá entrar em funcionamento, em 2025, visando reforçar o sistema eléctrico desta região e melhorar a distribuição da corrente às famílias.

A informação foi avançada, esta sexta-feira, na cidade do Cuito, pela governadora do Bié, Celeste Adolfo, na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.

Saúde

Cinquenta e três centros de saúde da província do Moxico, passam, a partir de 2025, a unidades orçamentadas, com vista à dinamização dos serviços prestados à população.

Intervindo recentemente na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, realçou que  a autonomia financeira vai assegurar aos utentes um serviço eficiente e de qualidade, bem como reduzir as dificuldades logísticas e administrativas das unidades sanitárias.

Revista científica

A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo, lançou, esta sexta-feira, a sua primeira revista científica, intitulada “Ulongo”, expressão em língua nacional Umbundu, que significa “Sabedoria, Inteligência e Conhecimento”.

A revista, com 300 páginas, possui 15 artigos científicos, escritos por igual número de autores nacionais e estrangeiros, veiculados às faculdades de Direito das universidades José Eduardo dos Santos, Agostinho Neto (Angola) e de Lisboa (Portugal) com matérias sobre Direito Estadual e Tradicional. IZ





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Rússia quer melhorar relações com os EUA, diz Putin

 Domingo, 22 Dezembro de 2024 | 17h41

Papa Francisco preocupado com situação em Moçambique

 Domingo, 22 Dezembro de 2024 | 17h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+