Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Felicitações
O Bureau Político (BP) do MPLA felicitou, esta quinta-feira, “viva e efusivamente” o Chefe de Estado João Lourenço pelo êxito alcançado com a visita histórica do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a Angola.
Em mensagem a que a ANGOP teve acesso, o órgão partidário refere que este feito representa um momento de “inolvidável relevância” para Angola, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais e no “inequívoco” fortalecimento das relações entre Angola e os EUA.
Portagens
O Governo angolano anunciou, esta quinta-feira, a instalação de postos de portagens nas fronteiras e nos eixos estruturantes das estradas nacionais, como novas fontes de financiamento para as acções de conservação e manutenção das infra-estruturas rodoviárias do país.
A informação vem expressa no comunicado final de uma reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que apreciou o projecto de decreto presidencial que aprova o Plano de Instalação de Postos de Portagem nas Fronteiras e nos Eixos Estruturantes das Estradas Nacionais.
Revista de imprensa
Terminada esta quarta-feira a visita de 72 horas do Presidente dos EUA, Joe Biden, a Angola, a imprensa internacional é unânime em apontar as vantagens para o país, em particular, e no geral para o continente africano.
A agência noticiosa norte-americana Associeted Press (AP) cita Joe Biden a afirmar que “o futuro do mundo está em África”, e a prometer 600 milhões de dólares adicionais para o Corredor do Lobito, tido como um ambicioso projecto ferroviário multinacional em África.
Diversifica Mais
O representante do Banco Mundial (BM) em Angola e São Tomé e Príncipe, Juan Carlos Alvarez, defendeu, esta quinta-feira, o reforço das campanhas de divulgação do projecto "Diversifica Mais", para acelerar o acesso ao financiamento e dinamizar as infra-estruturas do Corredor do Lobito.
O projecto surge no quadro da aceleração da diversificação económica e do fomento do emprego e tem como foco as empresas localizadas ao longo do Corredor do Lobito, concretamente a ligação entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
Hotelaria
As unidades hoteleiras da província de Benguela registaram uma taxa de ocupação muito próxima de 100%, durante a Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, que contou com a participação do Presidente norte-americano, Joe Biden.
O certame, que impulsionou a ocupação dos hotéis nas cidades do Lobito e de Benguela, juntou Biden e os seus homólogos de Angola, João Lourenço; da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi; e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e o Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango.
Burla
Um casal morador da urbanização 500 casas, bairro Carreira de Tiro, em Malanje, foi imobilizado quarta-feira (4), no interior da sua residência, com um produto tóxico, por um suposto naturopata, que furtou o mobiliário e outros haveres.
O presumível curandeiro havia sido solicitado pelo casal a fim de alegadamente tratar dores na bexiga, de que a esposa padecia, e no local espalhou um "spray" desconhecido, que acabou imobilizando os cônjuges e facilitou a consumação do furto.
Liga dos Campeões
O Sagrada Esperança da Lunda-Norte defronta o Esperance de Túnis em jogo referente à 2ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, a disputar-se sexta-feira, a partir das 17 horas, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Os tunisinos ocupam a 2.ª posição do Grupo, com três pontos, os mesmos que o Pyramids do Egipto, que na estreia goleou o representante angolano por 5-1.
CAN de andebol
A selecção nacional sénior feminina de andebol defronta às 16 horas desta sexta-feira a similar do Egipto, em jogo referente à meia-final do 26.º Campeonato Africano (CAN), que decorre em Kinshasa, RDC.
As campeãs em título derrotaram a Argélia nos quartos-de-final, por 34-15, demonstrando, mais uma vez, a sua hegemonia a nível do continente africano, em busca do 16.º título.
Xadrez
O candidato às eleições na Federação Angolana de Xadrez (FAX), Tito Martins, foi reconduzido para mais quatro anos (2024/2028) na presidência da organização do jogo ciência, com 12 votos a favor.
Depois de na quarta-feira o pleito não ter sido concluído por questões técnicas, esta quinta-feira a Comissão Eleitoral confirmou, à imprensa, em Luanda, a vitória do antigo praticante para um terceiro mandato. IZ