Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Terça, 17 Setembro de 2024 | 00h11

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Chefe de Estado

O Presidente da República, João Lourenço, regressou na tarde desta segunda-feira ao país, após uma visita de carácter privado aos Emirados Árabes Unidos.

Grandes Lagos

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu esta segunda-feira, o embaixador Emmanuel Cohet, enviado especial do Presidente francês para a Região dos Grandes Lagos.

Emmanuel Cohet veio acompanhado de Marcel Ferrand, seu conselheiro político e director África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Francesa.

Imunização

Angola prevê vacinar, pela primeira vez, crianças dos nove aos 12 anos de idade, contra o cancro do colo do útero, em Novembro deste ano, para fortalecer o sistema imunológico de petizes, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A ministra falava no acto da recepção das vacinas contra o cancro do colo do útero, provenientes de um laboratório da China, certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Salário mínimo

O novo salário mínimo nacional de 70 mil kwanzas, para os trabalhadores angolanos em geral, e de 50 mil kwanzas para as micro-empresas e iniciantes (Starups), entrou em vigor nesta segunda-feira (16 de Setembro).

O novo salário mínimo resulta de concertação entre o Governo angolano e as centrais sindicais, nomeadamente a Força Sindical, a UNTA-Confederação Sindical e a Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSSILA).

Empregabilidade

Doze milhões 108 mil e 854 pessoas é o número estimado da população empregada em Angola, de acordo com o relatório do segundo trimestre deste ano do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o relatório, a que a ANGOP teve hoje acesso, deste número, seis milhões 047 mil e 617 são homens e seis milhões 061 mil e 237 são mulheres, com idades superiores aos 18 anos.

Empregabilidade

A população economicamente activa no país, com 15 ou mais anos, aumentou 2,6% no segundo trimestre de 2024, comparativamente aos primeiros três meses do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No período em referência, a população empregada registou um aumento de 2,9%, correspondendo a 340 636 pessoas empregadas, segundo indica a Folha de Informação Rápida (FIR) do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA).

Herói Nacional

O ministro da Cultura, Filipe Zau, chegou na tarde desta segunda-feira, à cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, para orientar, terça-feira, o acto central do Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto.

Recebido no aeroporto Deolinda do Kamaquenzo, pela governadora local, Filomena Miza e membros do seu governo, Filipe Zau vai trabalhar dois dias na Lunda-Norte, onde para além do acto central do Dia do Herói Nacional, vai inaugurar uma escola de sete salas de aulas no distrito urbano do Chitato.

Censo-2024

O director-geral adjunto para Área Social do INE, Hernany Luís, reafirmou, hoje, segunda-feira, em Luanda, que estão criadas todas as condições de logística, humanas e materias para o arranque do Censo-2024, no próximo dia 19.

Ao intervir na sessão de esclarecimentos sobre o Censo, o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística referiu que para esta operação censitária estarão envolvidos mais de 70 mil recenseadores nas dezoito províncias do país.

Censo-2024

Os dados a serem apurados durante o Recenseamento Geral da População e Habitação “Censo 2024”, que inicia a 19 deste mês, servirão de ponto de partida para projectar o futuro do país, considerou, esta segunda-feira, o economista Daniel Sapateiro.

Em declarações à ANGOP, em Luanda, a propósito do processo, o especialista avançou que o Censo vai também permitir que os próximos orçamentos gerais do Estado e programas públicos e privados se adeqúem à realidade da população angolana, sabendo a taxa de natalidade, o número de habitantes, modo de vida, cidadãos com e sem emprego, bem como a identificação das suas localidades.

Óleo alimentar

Angola produziu 52 mil 036,3 quilolitros de óleo alimentar, de Janeiro a Julho do corrente ano, representando um crescimento acima de 100 por cento comparativamente ao período homólogo de 2023.

Uma nota do Ministério da Indústria e Comércio, a que a ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, indica que a produção, de Janeiro a Julho, do ano transacto foi de 18 mil 628,7 quilolitros.

Morte

O vocalista da banda Jovens do Prenda Augusto Chakaia morreu esta segunda-feira (dia 16), em Luanda, vítima de doença.

O músico integrou a banda nas décadas de 1980 e 1990. Foi compositor de canções de referência, como “Lamento de um filho “, “Papá”, “Isabel”, “Longa Marcha”, “Samba Samba”, “Quem procura acha”, entre outras.

Hóquei em patins

Angola perdeu diante da Argentina, por 1-7, no jogo de estreia do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que teve inicio hoje (segunda-feira), em Novara (Itália).

O desafio referente à primeira jornada do grupo A registava já uma vantagem da Argentina de 4-0, ao intervalo. ADR

 

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+